DICA DE MÃE: bebê dormindo a noite toda!

DICA DE MÃE: bebê dormindo a noite toda!

Quem já é mãe sabe muito bem que as pessoas gostam de fazer muitas perguntas sobre os bebês, costumam perguntar de tudo e uma das coisas que mais me perguntam é se o Otávio dorme bem de noite! Sim, ele dorme muito bem! Como eu amo falar dele não me importo de responder sempre as mesmas perguntas, risos!

Vejo até que algumas pessoas ficam bem surpresas com isso (dele dormir a noite toda), penso que está “culturalmente” estabelecido que o bebê precisa acordar de madrugada, mas isso não é verdade.

Já faz algum tempinho que o Otávio tem dormido de 6 a 8 horas por noite, já dormiu até 9 horas e 30 minutos seguidas! Fico muito feliz com isso, pois criança que dorme bem é sinal de saudável (é o que falam os pediatras) e ele dormindo bem eu fico mais descansada.

Mas o que eu fiz para isso se tornar possível???

Antes de mais nada quero comentar que tudo depende de cada criança, cada uma tem suas particularidades (algumas tem mais facilidade para dormir e outras não).

Quando o meu filho nasceu ele perdeu bastante peso, assim a pediatra me pediu que mesmo de madrugada acordasse ele para dar de mamar de 3 em 3 horas, eu cumpri à risca isso, mas assim que ele ganhou o peso que precisava eu não acordei mais ele para mamar, deixava ele dormir até quando quisesse. Primeiro ele passou a dormir 4 horas seguidas, depois 5 horas e logo chegou em 6 horas (com 1 mês e meio).

Na primeira vez que ele dormiu tanto assim eu fiquei preocupa e quase acordei ele para ver se estava tudo bem, mas resisti e deixei dormindo.

Antes de completar 3 meses já estava dormindo no quartinho dele e lá passou a dormir mais ainda. Acredito que no quarto ele consegue ficar bem confortável. 

Estava sempre dando a última mamadeira por volta da meia noite, mas ultimamente (faz poucos dias) tenho passado a última para as 21 horas e ele tem conseguido dormir bem até as 6 horas (dou a mamadeira, espero ele arrotar, dou um tempinho, troco a fralda e faço ele dormir).

Durante o dia ele dá duas boas dormidas (de manhã e de tarde)! Assim ele sempre tem bastante energia para estar bem disposto para brincar, comer bem e ficar de bom humor (sempre faceiro,… risos).

Li alguns livros durante a gestação que me ajudaram em relação a isso (com o sono do bebê), os livros foram o Nana Nenê e A Encantadora de Bebês. Porém enfatizo que para cada bebê tem que existir uma adaptação adequada as suas particularidades.

Segue algumas dicas para o bebê dormir melhor durante a noite.

  • Se o bebê não despertar sozinho durante a madrugada não acorde ele (nem para mamar e nem para trocar as fraldas).
  • A mamada antes do bebê dormir pode ser mais reforçada (por exemplo: se o bebê costuma mamar 120 ml você poderá dar 150 ml, quando mama no peito não temos como mensurar isso). Chamamos esta mamada de Mamada dos Sonhos. Não costumo dar esta mamada mais reforçada para o Otávio!
  • Dê o banho antes da última mamada da noite (se puder), assim ele vai estar mais relaxado e irá dormir melhor.
  • Se certifique se o bebê não esteja passando frio ou calor e use roupas bem confortáveis para dormir.
  • Ofereça um ambiente tranquilo para o seu filho na hora de dormir (evite que ele fique agitado) e procure estar calma.
  • Tenha uma rotina (eles gostam de rotinas e se sentem mais seguros quando seguem uma). Se puder tenha um horário fixo para as mamadas e para dormir.
  • Ele deve dormir sempre no mesmo local. Algumas crianças as vezes dormem no seu quarto outras na cama dos pais (isso é bem ruim para o bebê).
  • Durante o dia deixe as janelas abertas, para que o bebê vá aprendendo a diferença entre dia e noite. 
Quanto menor o bebê se adaptar com uma rotina de dormir durante a noite melhor e mais fácil será!

Já aconteceu algumas vezes do Otávio chorar de madrugada, mas costumo fazer ele dormir de novo e ele continua dormindo até de manhã! Faço isso para que ele não se habitue em acordar de madrugada para comer, só dou a mamadeira se caso perceber que esteja mesmo com fome.

Espero que este post ajude vocês! Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 Comentários

  1. Bianca de Souza

    Achei ótimas as dias e já estou aprendendo Dani…heheh bjssss

  2. Vanessa Reis

    muito bom o post! parabéns Dani.

  3. Daniela Rosa

    Oi meninas, fico muito feliz que as dicas sejam úteis e gostaram delas! Beijos!

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>