Benefícios da música para as crianças!

Benefícios da música para as crianças!

O Otávio desde bem pequeno gosta muito de música, é algo que chama muito a atenção e acalma ele. 

Quando era menor (entre 2 e 4 meses) ficava um bom tempo concentrado escutando a musiquinha do móbile. Depois amava brinquedos, como os pianinhos, que tocavam músicas e agora está em uma fase que ama instrumentos musicais e assistir clipes de música infantil (de desenho animado). 

Como sei da importância que tem a música para o estímulo do desenvolvimento da criança tenho tentado investir em brinquedos que sejam instrumentos musicais (são brinquedos considerados educativos). Em geral são baratos e fáceis de encontrar, ele já tem um pandeiro, um xilofone, duas maracas, um bangô e um tambor (todos menos o tambor são da marca Elka, o tambor é da Little Tikes). Estou com muita vontade de comprar um violão, mas quero achar um bem legal e que ele consiga produzir o som. No quarto do Otávio deixei os instrumentos em lugar diferenciado e especial (um cesto só deles), assim como os livrinhos também têm.

Alguns pessoas que conheço tem comprado instrumentos para os seus filhos em lojas especializadas em música, são em miniatura e adequados para o tamanho da criança. São um pouco mais caros, mas a grande vantagem é que são mais reais e produzem o som “verdadeiro” do instrumento. Uma amiga minha comprou para a filha dela um piano (foto abaixo), achei uma fofura só! 

Esta semana vi uma chamada para um artigo que dizia que as crianças que tem contato com a música aprendem a ler mais rapidamente, pena que não cheguei a ler ou guardar de onde era a fonte! Mas realmente deve ser verdade, pois ela produz várias vantagens para o processo de aprendizagem das crianças.

Separei alguns benefícios comprovados do estímulo musical para as crianças:

  • Trabalha atenção e concentração;
  • Desenvolve a coordenação motora e expressão corporal;
  • Promove o trabalho em grupo;
  • Facilita o processo de alfabetização;
  • Estimula a socialização da criança;
  • Aumenta a autoestima;
  • Beneficia o desenvolvimento da linguagem;
  • Trabalha a memória e criatividade. 

Olhem que interessante um artigo que encontrei no Guia do Bebê:

A idade ideal para aprender um instrumento musical, é a partir dos 5 anos, quando a criança começa a ser alfabetizada.

Os pais não devem jamais impor o aprendizado, nem muito menos escolher o instrumento que a criança deverá tocar. A escolha deve ser sempre da criança, assim como a manifestação na vontade de aprender um instrumento.

Os melhores instrumentos para se iniciar são a flauta e o piano, que não exigem demais da criança, mas antes de tudo, ela tem que gostar do instrumento.

O poder de concentração que a música traz para a criança é um dos grandes benefícios em introduzi-la desde cedo em algum instrumento. Outro fator importante é que a música é pura matemática e certamente aqueles que a estudam desenvolvem maior capacidade de aprendizado nessa matéria.


Música é mesmo tudooo de bom!

Beijos

IMAGENS: blog Dia de Semana l Acervo pessoal da mamãe Bruna

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>