MATERNIDADE: higiene do recém nascido!

MATERNIDADE: higiene do recém nascido!

Uma preocupação que tinha antes do nascimento do Otávio era em relação ao uso dos produtos de higiene adequados para recém nascidos, por isso fiz uma boa pesquisa em sites confiáveis, além disso fiz uma “consulta” com uma dermatologista (Dra. Fátima Sertório) e duas pediatras (Dr. Ceres Cechella e Dra. Maria Emília Geist).

Sabemos que o uso de produtos inadequados podem gerar grandes problemas na pele dos bebês, por isso todo o cuidado deve ser tomado!

Vamos a uma  listinha básica destes produtos conforme as necessidades dos bebês…

ASSADURAS: Bepantol Baby pomada (todas indicaram este produto), Cetrilan creme protetor (indicação da dermatologista), Hipoglós e Dermodex (indicação das pediatras). Vi vários comentários sobre os produtos da Mustella, dizem que é maravilhoso, porém o preço é bem mais alto (quem viajar para fora do país pode comprá-lo por um valor bem mais em conta). Devem ser usados a cada troca de fraldas.

PARA A TROCA DE FRALDAS: eu prefiro as marcas Pampers e a Turma da Mônica. No recém nascido o ideal para limpar o bebê é usar água morna e algodão, porém isso só é possível em casa! Para quando sair o indicado é usar produtos como o Cethaphil loção de limpeza para pele sensível (indicação da dermatologista) e Higiapele da Johnson”s- são produtos sem enxague.

COTO UMBILICAL: até o coto cair deve limpar ele somente com álcool 70% a cada troca de fraldas, normalmente cai entre os 7 e 14 dias. O álcool eu ganhei no hospital!

BANHO: deve-se dar preferência aos sabonetes líquidos, com ele podemos lavar o corpo  e os cabelos. A dermatologista indica os shampoos das marcas Cetaphil pele sensível, Fisiogel líquido, Mustella, Cetrilan sabonete liquido e Nutratopic gel de banho emoliente.

GERAL: cortador de unhas ou tesourinha, escova de cabelos (eu comprei uma muito boa com cerdas naturais da marca Chicco- muito macia) e para a limpeza das gengivas luvas (da marca MAM) ou massageador de gengivas (da marca Safety), se preferir pode  ser usado uma fraldinha molhada.

Produtos que devem ser evitados nos primeiros meses (principalmente o primeiro):

1) PERFUMES: como as colônias, podem causar alergias.

2) FILTRO SOLARES: somente após os 6 meses. (veja aqui o post sobre este tema).

3) LENÇOS UMEDECIDOS: se mesmo assim decidir usar escolha os que são indicados para recém nascido.

4) COTONETES: no curso que fiz de gestante e a pediatra falaram que não tinha necessidade do uso de cotonetes para limpar o ouvidinho (a cera é uma  proteção), mas se caso decidir usar escolha aqueles que tem tipo uma bolinha no meio, tem uma ponta especial (eu conheço os da marca Chicco e Bellacotton), eles dão mais segurança para não irmos além do necessário.

5) HIDRATANTES: normalmente a pele do recém nascido não precisa de hidratação.

Eu sugiro que todas as mamães façam uma consulta com um pediatra antes do nascimento do seu bebê para pedirem indicações do que deve ser usado. A consulta com o dermatologista (geralmente) fica para depois dos 6 meses, quando for escolher o filtro solar.

Beijos e boa semana!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>